Quem são os atletas paraenses selecionados para as Olimpíadas de Paris?

Compartilhe

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 abrem oficialmente nesta sexta-feira (26) e o estado do Pará será representado por dez atletas, entre olímpicos e paraolímpicos, que integram o Time Brasil. Vamos saber um pouco mais sobre eles?

O primeiro paraense confirmado foi o boxeador Michael Trindade. Natural de Belém (PA), atualmente vive em São Paulo, onde integra a Seleção Brasileira de Boxe. Ele conquistou a vaga para Paris durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago, ficando com a medalha de prata na categoria até 51 Kg.

 

Michael Trindade durante uma luda de boxe
Michael Trindade está nos jogos de Paris, onde integra a Seleção Brasileira de Boxe. Foto: Miriam Jeske/COB

 

Integrando a Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Andreza Lima, foi selecionada como reserva para compor o time ao lado das ginastas Flavia Saraiva, Rebeca Andrade e Jade Barbosa. Natural De Belém (PA), Andreza iniciou na ginástica em 2015, com apoio do Governo do Pará, por meio do programa Talentos Esportivos. Atualmente ela é atleta do Grêmio Náutico União, no Rio Grande do Sul, clube que revelou Daiane dos Santos.

 

 

ginasta Andreza Lima
A paraense Andreza Lima integra a Seleção Brasileira de Ginástica Artística. Foto: Reprodução

 
ATLETAS PARAOLÍMPICOS

 

Nos Jogos Paraolímpicos 2024, que acontecem na capital francesa de 28 de agosto a 8 de setembro, o Pará estará representado por oito atletas. São eles:

- Alan Fonteles (Atletismo);

- Bruna Nascimento Lima (Vôlei Sentado);

- Fernanda Yara (Atletismo);

- Josemarcio “Parazinho” (Goalball Masculino);

- Jhulia Karol (Atletismo);

- Lucilene da Silva (Natação);

- Larissa Oliveira (Judô); e

- Thiego Marques (Judô). 

 

PRIMEIRO MEDALHISTA DE OURO BRASILEIRO

 

Vale destacar, ainda, que o Pará possui um nome ilustre na história dos jogos olímpicos. Trata-se de Guilherme Paraense, o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica de ouro.

Nascido em Belém (PA), em 25 de julho de 1884, Guilherme Paraense serviu ao Exército Brasileiro, como tenente e foi atleta do Fluminense Football Club, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Guilherme Paraense, o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica de ouro
Guilherme Paraense foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha de ouro olímpica. Foto: Reprodução

 

Selecionado para representar o Brasil na sexta edição das Olimpíadas de Verão, que aconteceu em 1920, na Bélgica, o atleta competiu no Tiro Rápido Masculino, modalidade que consistia em 30 tiros, divididos em cinco séries de seis disparos. A pontuação máxima era de 300 pontos.

Guilherme conquistou 274 pontos, ficando com a medalha de ouro ao vencer por dois pontos o estadunidense, Raymond Bracken.

Foi a primeira medalha de ouro olímpica brasileira nos primeiros jogos com a participação de uma delegação do Brasil, da qual Guilherme foi o porta-bandeira na cerimônia de abertura.

A carreira de Guilherme no esporte encerrou na década de 30, ao participar da Revolução de 1930, antecedendo o início da Era Vargas. Em 1941 foi condecorado tenente-coronel e, em seguida, transferido para a reserva. Guilherme Paraense morreu em 1968, aos 83 anos de idade.

HOMENAGEM

Em 2016, o governo do estado do Pará prestou homenagem a Guilherme Paraense, dando o seu nome ao estádio popularmente conhecido como Mangueirinho. Localizada em Belém, a arena já recebeu grandes competições esportivas, como os jogos da seleção feminina de basquete.