Festival das Tribos Indígenas de Juruti começa nesta quarta-feira (31)

Começa oficialmente nesta quarta-feira (31) uma das maiores manifestações culturais da Amazônia: o Festival das Tribos Indígenas de Juruti, o Festribal. Reunindo arte e ancestralidade, o evento celebra a riqueza cultural de Juruti, no Pará, por meio da disputa entre as etnias indígenas Munduruku e Muirapinima.
Em sua 30ª edição, o Festribal 2024 tem como tema “Juruti te Espera”. Realizado pelo Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Pará e Prefeitura Municipal de Juruti, com patrocínio cultural do Boticário, o Festribal é considerado, desde 2008, Patrimônio Cultural do Pará. Além disso, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti.
A expectativa é que o festival reúna cerca de 5 mil pessoas que se concentram no Centro Cultural José Priante, o Tribódromo, para acompanhar o duelo artístico entre as tribos, que se apresentam no sábado (03) com cânticos indígenas, danças e fantasias cheias de representatividade amazônica, em um grandioso espetáculo a céu aberto.
Além da festa das tribos, a programação também contará com participações especiais de artistas convidados na chamada “Feira dos Visitantes”. A primeira atração será o cantor Xand Avião, que se apresenta nesta quarta-feira (31). Já na quinta-feira (01), o público do tribódromo vai receber o show de Ávine.
Na sexta-feira (02) haverá a apresentação de tribos mirins, com crianças representando as duas nações, Munduruku e Muirapinima. O espetáculo protagonizado por crianças tem início previsto para às 20h30.
Exposição fotográfica
A abertura do Festribal ganhará este ano mais uma atração com a exposição itinerante “Juruti Festival das Tribos”, mostra fotográfica que reúne trabalhos do paraense Alexandre Baena sobre a edição do evento em 2023.
A exposição já percorreu cinco regiões do país, apresentando ao Brasil a pluralidade cultural do Festribal e a força do movimento protagonizado pelas tribos indígenas. Lançada no dia 20 de fevereiro deste ano, a mostra foi exibida em Brasília, Porto Alegre, Vitória, Salvador, Manaus, Belém e, agora, chega a Juruti.
A exposição pode ser visitada pelo público nesta quarta-feira (31), a partir das 18h, no Centro de Convenções e Turismo vereador Isaías Batista, em Juruti.
Serviço
Transmissão do 30º Festribal - Festival das Tribos Indígenas de Juruti
Data/Horário: sábado, 3 de agosto, a partir das 20h30.
Local: Tribódromo, em Juruti, região do Baixo Amazonas, no Pará.
Transmissão ao vivo pela TV, Portal e App Cultura Rede de Comunicação.