Planetário do Pará realiza observações da Lua neste mês de agosto
As atividades são gratuitas e pretendem aproximar o público dos conhecimentos astronômicos, divulgando e popularizando a ciência

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), em Belém, realiza nesta semana duas observações da lua. A primeira é nesta segunda-feira (19), na sede do CCPPA, com a visualização da Super-Lua Azul. A outra será realizada na quinta-feira (22), na Usina da Paz do Benguí. As duas ações serão no período de 19h às 21h, com entrada gratuita.
O Planetário do Pará, que é vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), vai disponibilizar telescópios para que o público possa ver detalhes da lua, incluindo suas crateras e manchas.
Segundo o diretor do CCPPA, professor José Roberto Silva, essa iniciativa pretende aproximar o público dos conhecimentos astronômicos, divulgando e popularizando a ciência.
A observação desta segunda-feira (19) será da Super-Lua Azul, que, segundo o técnico de Física do CCPPA, Gabriel Condurú, representa o momento de duas situações astronômicas distintas: a Lua estar na sua fase cheia (ou nova) e no ponto de menor distância em relação à Terra, chamado de perigeu.
Além da super-Lua do dia 19 de agosto, haverá outras três ocorrências desse fenômeno até o final de 2024: em 18 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro.
Serviço
Observação da Super-Lua Azul
Segunda-feira (19), das 19h às 21h, no Centro de Ciências e Planetário do Pará – Rodovia Augusto Montenegro, s/n, km 3, ao lado do Mangueirinho. Entrada gratuita.
Observação da Lua
Quinta-feira (22), das 19h às 21h, na Usina da Paz do Benguí, situada na Passagem Primeiro de Julho, 32 - Benguí. Entrada gratuita.
Com informações do Centro de Ciências e Planetário do Pará.