Pará realiza torneios leiteiros de búfala no Marajó com apoio da Sedap
Eventos acontecem entre os dias 1º e 4 de julho em Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra.

O Estado do Pará, maior produtor de búfalos do Brasil, com um rebanho estimado em 684 mil cabeças, vai sediar em julho dois torneios leiteiros voltados à cadeia da bubalinocultura. Os eventos acontecem simultaneamente entre os dias 1º e 4 no arquipélago do Marajó, com programações nos municípios de Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra, e contam com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Um dos torneios é estadual, o Marajó Búfalos, que chega à sua 10ª edição. O outro é o Torneio Leiteiro de Cachoeira do Arari, que será realizado pela quarta vez consecutiva na Vila de Retiro Grande, importante polo leiteiro da região. As ações têm como objetivo incentivar a produção leiteira de búfala e fortalecer a economia rural marajoara.
Já estão confirmadas 12 propriedades de oito municípios para o torneio estadual. O diferencial desta edição é que a competição ocorrerá nas próprias fazendas, evitando o deslocamento dos animais.
A ordenha será feita em dois turnos, às 6h e às 18h, respeitando o intervalo de 12 horas para não interferir na rotina de manejo das propriedades. Durante o processo, a área de coleta do leite será isolada para garantir a lisura do torneio. O incentivo à bubalinocultura é prioridade para a Sedap.
Além da Sedap, o evento tem a organização da Fazenda Paraíso, Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP) e da APCB, com apoio do Sistema Faepa/Senar e da assessoria agropecuária Com Búfalo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualizados em 2023, o Pará lidera a bubalinocultura nacional, seguido pelo Amapá, com 326 mil cabeças.
Inscrições abertas
Produtores interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (91) 98063-9145.