Parque Estadual do Utinga está entre os dez mais visitados do Brasil

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, foi reconhecido como a oitava Unidade de Conservação (UC) mais visitada do Brasil, segundo dados do “Visitômetro dos Parques do Brasil”. A informação foi divulgada durante a 9ª edição do evento Parques do Brasil, realizado pelo Instituto Semeia, em São Paulo (SP).
O evento reuniu especialistas, gestores ambientais e representantes do setor de turismo para discutir a visitação em áreas protegidas e estratégias para a sua conservação.
Em 2023, o Parque do Utinga recebeu 451.295 visitantes, sendo o mais visitado da região Norte. O parque superou Unidades de Conservação conhecidas, como o Parque das Dunas (RN) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). Esse destaque dado ao parque paraense confirma a sua importância não somente para o ecoturismo na região Norte do Brasil, mas também para a preservação e a educação ambiental.
Sobre o Parque do Utinga
Localizado na Região Metropolitana de Belém e criado por meio do Decreto Estadual nº 1.552/1993 com o nome de Parque Ambiental do Utinga, o local abrange os municípios de Belém e Ananindeua. Em 2008 foi renomeado e passou a se tornar um Parque Estadual e uma Unidade de Conservação.
Além de ser um refúgio para quem deseja relaxar, praticar esportes ou conhecer mais sobre a riqueza da biodiversidade amazônica, o Parque do Utinga oferece aos visitantes diversas atividades ao ar livre, como:
- Trilhas ecológicas;
- Ciclismo;
- Passeios de barco e caiaque;
- Observação de pássaros;
- Atividades educativas e culturais;
- Tirolesa;
- Rapel;
- Boia cross; e
- Canoagem.
Funcionamento
Com acesso pela Av. João Paulo II, o Parque funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 17h. O acesso é gratuito, exceto para algumas atividades, como passeios guiados ou aluguel de bicicletas, que possuem custos adicionais.