Prazo de inscrição para o Fies 2026/1 termina nesta sexta (6)

Compartilhe

 

Foto: Divulgação
Foto: Marcello casal/ Agência Brasil

Termina hoje, 6 de fevereiro, o período de inscrições para o primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Candidatos podem concorrer o financiamento de cursos em instituições privadas que apresentem avaliação positiva junto ao Sinaes. O sistema aceitará cadastros até as 23h59 (horário de Brasília).https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1677241&o=node

Nesta seleção, o Mec está oferecendo mais de 112 mil vagas para financiamento em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, para 19.834 cursos. 

Como se inscrever

A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login da conta Gov.br. Além disso, é obrigatório informar um e-mail pessoal válido.

O candidato poderá se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição. O Mec esclarece que a pré-seleção será para apenas uma das opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior.

No ato da inscrição para o primeiro semestre de 2026, é obrigatório que o candidato declare seu perfil, especificando etnia/cor, condição de quilombola, se é pessoa com deficiência e se já possui diploma de curso superior.

Quem pode participar do Fies

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 podem se inscrever no Fies, desde que tenham obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação. Também é necessário possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863, em 2026).

Para as vagas de PCD, é indispensável a apresentação de laudo médico atualizado. O documento deve especificar o código CID correspondente à deficiência para validar a participação no sistema de cotas.

Classificação

O critério de seleção é a nota do Enem: os candidatos serão classificados da maior para a menor pontuação. Essa organização respeita a divisão por modalidades de concorrência, grupos de preferência e categorias de vagas.

Fies Social

O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50, em 2026) e com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Quem cumprir as regras do Fies Social poderá financiar a totalidade do curso. O programa permite a contratação de até 100% das mensalidades para os alunos desse grupo.

Caso a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição privada de ensino superior identifique divergência na renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação. 

Resultado

De acordo com o cronograma oficial, o resultado da pré-seleção em chamada única será anunciado no dia 19 de fevereiro. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Lista de espera

Quem não for selecionado na chamada única passará a compor, de forma automática, a lista de espera. As vagas remanescentes serão preenchidas respeitando rigorosamente a ordem de classificação.

A pré-seleção na lista de espera ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril.


 

Com informações da Agência Brasil