Primeiro Ecoponto de Belém recebe lixo e entulhos na capital

Instalado no Canal São Joaquim, localizado na rua Canal São Joaquim, no bairro da Maracangalha, em Belém, o primeiro Ecoponto da capital já está em funcionamento e recebe entulhos e materiais diversos, como plástico, papel, vidro e óleo de cozinha usado. O funcionamento, totalmente gratuito, é de segunda a sábado, das 8h às 17h.
A iniciativa é da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel). O serviço tem por objetivo contribuir com a limpeza da cidade e a proteção do meio ambiente, por meio do descarte, separação e reutilização de materiais deixados no local.
Os ecopontos estão previstos no contrato de concessão da limpeza urbana. Segundo a Prefeitura da capital, está prevista a instalação de 16 espaços de recebimento de resíduos em Belém. A localização de cada um vai seguir o mapeamento fornecido pela Sezel, priorizando as mais de 200 zonas críticas de descarte irregular de resíduos existentes.
De acordo com o contrato, cada ecoponto deve ter pelo menos 1.200 metros quadrados, para atender, principalmente, a população que não tem condições de contratar empresas responsáveis pela destinação final do lixo, disse Thayta Martins, titular da Sezel.
DISQUE ENTULHO
Além dos ecopontos, a população tem à disposição gratuitamente o serviço do Disque Entulho que recolhe até 1 metro cúbico de entulho e restos de podas de árvore, acrescentou Martins. O atendimento é através do Whatsapp (91) 98405-3100.
Com informações da Agência Belém.