Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo recebe certificação nacional por alimentação saudável e sustentável

Compartilhe
Michele Carneiro, nutricionista responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética do PSRM (Foto: Joelza Silva/ PSRM)

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, conquistou o selo Green Kitchen, certificação nacional que reconhece cozinhas institucionais comprometidas com alimentação equilibrada, saudável e sustentável. O reconhecimento foi concedido ao Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade, responsável pela produção das refeições oferecidas a pacientes e colaboradores.

A certificação destaca que os cardápios do hospital vão além do valor nutricional, incorporando práticas sustentáveis como o uso consciente de recursos naturais, a correta destinação de resíduos orgânicos e a escolha responsável de ingredientes. O selo é concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente a restaurantes e cozinhas que adotam padrões de qualidade voltados ao bem-estar dos usuários, da comunidade e do meio ambiente.

Segundo a nutricionista Michele Carneiro, responsável técnica pelo SND, a certificação reforça o cuidado integral com a saúde. “Considerando o ponto de vista nutricional, todos os funcionários e pacientes do PSRM têm uma refeição nutritiva, com todos os nutrientes essenciais para manter uma alimentação saudável, sustentável, que além de alimentar, cuida e preserva a saúde como um todo, com ênfase na sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”, afirma.

Sustentabilidade como critério

Entre os critérios avaliados para a conquista do selo estão a priorização de ingredientes sazonais e de origem local, a compra de produtos de fornecedores que adotam práticas de bem-estar animal e a redução do uso de aditivos prejudiciais à saúde. Essas medidas contribuem diretamente para a diminuição da pegada de carbono da unidade.

Outro ponto importante é o treinamento contínuo da equipe em práticas ambientais conscientes, além do monitoramento do consumo de recursos, da redução do desperdício e da organização dos processos no preparo dos alimentos.

“A nossa alimentação está cada vez mais saborosa, com qualidade, priorizando frutas e legumes, verduras e ervas daqui da nossa região. Nossos pacientes e colaboradores podem contar com uma alimentação muito mais saborosa, muito mais nutritiva e com qualidade. Esse é o nosso objetivo”, reforça Michele Carneiro.

Para a engenheira ambiental Rayane Pereira, responsável pelo setor de Sustentabilidade do PSRM, o selo fortalece a política ambiental do hospital. “Em meio aos desafios das mudanças climáticas, essa conquista mostra que cuidar da vida, também é cuidar do meio ambiente. Para os pacientes, significa uma alimentação mais segura e saudável; para os profissionais, reforça o sentimento de pertencimento e a responsabilidade coletiva de construir, todos os dias, um hospital mais sustentável”, destaca.

Atualmente, o hospital oferece cerca de 1.500 refeições por dia a pacientes e funcionários. O SND também é responsável pelo acompanhamento dietoterápico, realizando avaliação nutricional individualizada logo na admissão do paciente.

Sobre o hospital

Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo está localizado na Avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, em Belém. A unidade funciona 24 horas por dia e é referência no atendimento a casos críticos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, incluindo as minimamente invasivas, realizadas via videolaparoscopia.

 

Com informações da Agência Pará