Reorganização de linhas de ônibus de Belém começa nesta segunda (15)
A reorganização do transporte coletivo da Região Metropolitana de Belém entra em vigor nesta segunda-feira (15), com a descontinuidade de 21 linhas convencionais de ônibus.
A medida ocorre após a implantação do BRT Metropolitano e tem como objetivo reduzir a sobreposição de trajetos e melhorar o fluxo nos principais corredores da Região Metropolitana de Belém, assim como reduzir o volume de veículos em corredores viários estratégicos, como a BR-316 e as avenidas Almirante Barroso, José Malcher e Boulevard Castilhos França.
Confira as linhas descontinuadas:
-
Santa Bárbara – São Brás
- Benevides – São Brás
- Benevides – Castanheira
- Murinin – Castanheira
- Maguari – Pátio Belém
- Maguari – Doca
- Aurá – Presidente Vargas
- Curuçambá – Pátio Belém
- Águas Lindas – Presidente Vargas
- Águas Lindas – Ver-o-Peso
- Águas Lindas – Pátio Belém
- Júlia Seffer – Pátio Belém
- Distrito Industrial – Pátio Belém
- Ananindeua – Presidente Vargas
- Marituba – Pátio Belém (Pirelli/Decouville)
- Marituba – Pátio Belém (Mário Couto)
- Júlia Seffer – Presidente Vargas
- Almir Gabriel – Pátio Belém (São Brás)
- Almir Gabriel – Ver-o-Peso
- Marituba – Direcional (Doca)
- Marituba – Pátio Belém (Cerâmica)
Atualização do sistema BRT
O sistema BRT Metropolitano opera atualmente com 31 linhas, sendo nove troncais e 22 alimentadoras. No último dia 8, o sistema recebeu mais 75 ônibus climatizados, completando a frota destinada ao atendimento dos usuários.
A integração garante tarifa única de R$ 4,60 e contribui para a melhoria do fluxo de veículos, com aumento da velocidade média e redução do tempo de deslocamento, especialmente no corredor da BR-316.
Bilhetagem digital
O BRT Metropolitano utiliza o sistema de bilhetagem digital Pra Já. O acesso ao sistema pode ser feito por QR Code no aplicativo Pra Já Metropolitano, cartão físico recarregável ou bilhete adquirido em dinheiro nas bilheterias.
A partir de 15 de dezembro, o cartão Passe Fácil, do Setransbel, deixa de ser aceito para garantir gratuidades de idosos e pessoas com deficiência. O sistema Pra Já está disponível nas categorias comum, escolar, sênior, especial e vale-transporte.
Com informações da Agência Pará.