Romaria das Crianças celebra Nossa Senhora de Nazaré na 10ª procissão oficial do Círio

Compartilhe
Foto: Sandro Barbosa / Divulgação.

A manhã deste domingo, 19 de outubro, será dedicada aos pequenos devotos na 33ª edição da Romaria das Crianças, décima procissão oficial do Círio de Nazaré 2025. O evento, que já faz parte da tradição religiosa paraense, reúne milhares de crianças, familiares e idosos em um percurso marcado pela fé, tranquilidade e cores vibrantes.

A concentração será na Praça Santuário, com missa às 7h presidida por Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belém. A saída da romaria está prevista para as 8h. O trajeto de 2,9 km seguirá pela Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março, Avenida Governador José Malcher, Travessa Dr. Moraes, retornando à Praça Santuário.

A Imagem Peregrina será conduzida no carro oficial da Romaria das Crianças, com decoração assinada por Vando Nascimento. A procissão contará ainda com quatro carros dos Anjos, símbolos tradicionais do Círio, e três barcas conduzidas por integrantes da Guarda Mirim de Nazaré. Crianças de projetos sociais da Basílica Santuário de Nazaré, além de escolas e paróquias, também participam do cortejo.

De acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré, a expectativa é reunir cerca de 350 mil pessoas, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). A primeira Romaria das Crianças foi realizada em 21 de outubro de 1990, reunindo aproximadamente 1.500 participantes.

Para garantir a segurança, a organização montou uma estrutura especial. Haverá pontos de acolhimento para crianças perdidas, atendimento médico e distribuição de água ao longo do percurso. A Guarda de Nazaré fará a identificação das crianças com pulseiras personalizadas. Em caso de desaparecimento, o reencontro será feito no centro de acolhimento montado na Concha Acústica da Praça Santuário, com apoio de pedagogos e psicólogos.

O cortejo também será marcado pela música e alegria. Grupos como Adorar Jesus, o coral de alunos da catequese da Basílica Santuário e o coral da Paróquia Santa Cruz vão se apresentar na Praça Santuário. Minicarros sonoros acompanharão o trajeto, junto com a Banda Marcial Centro Martino Beltrame, de Benevides, regida pelo maestro Amaury Piedade. O momento de fé será concluído com a oração do terço Mariano e a leitura de salmos por uma criança, reforçando o espírito de devoção que marca o Círio.