Samba Batuque retorna à Feira do Açaí com edição especial em homenagem ao “Julho das Pretas”
Evento marca a retomada do projeto cultural no espaço histórico onde nasceu, após mais de um ano de reformas

O projeto Samba Batuque da Feira do Açaí está de volta ao local que o viu nascer: a tradicional Feira do Açaí, no complexo do Ver-o-Peso, em Belém. A retomada acontece nesta sexta-feira, 4 de julho, com uma edição especial intitulada “Batucada de Verão”, em parceria com as campanhas “Julho das Pretas” e “Estamos com as Manas”.
Reconhecido por promover o samba e a cultura afro-brasileira em espaços públicos, o projeto celebra o retorno ao espaço original após mais de um ano de reformas no local. A programação começa com a discotecagem da DJ Jack Sainha, seguida do DJ Kelton Monteiro. Às 22h, a Roda de Samba Fé no Batuque assume o palco com convidados especiais: Marta Mariana, Olívia Melo, Tici Santos e Rafael Veredas.
A banda base da roda é formada por Fred William (flauta), Geraldo Nogueira (voz e pandeiro), Juninho Beco (percussão), Leo Lima (voz e cavaco), Netto Castro (voz e violão) e Preto Cabano (percussão).
A edição deste mês também presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, celebrados em 25 de julho. A iniciativa conta com apoio da Federação de Mulheres do Estado do Pará (Femepa), que mobilizou a participação de cantoras negras e do coletivo de mulheres artistas Hip-hop PaiD’égua. Durante o evento, o grupo vai produzir um painel em homenagem à luta e resistência das mulheres negras.
A Femepa também participa da campanha “Estamos com as Manas”, que atua no combate à violência contra a mulher.
Sobre o projeto
Criado em 2020, o Samba Batuque da Feira do Açaí é uma ocupação cultural que promove arte, lazer e música em um dos principais espaços públicos e históricos de Belém. O projeto é realizado de forma independente, com contribuição colaborativa do público para custear a produção, e tem como missão combater o preconceito e a marginalização do samba e da cultura popular negra, além de impulsionar a economia local.
Serviço
Data: 4 de julho (sexta-feira)
Horário: A partir das 20h
Local: Feira do Açaí – Tv. Marquês de Pombal, Campina (Complexo do Ver-o-Peso)
Informações: (91) 98124-1363 / (91) 98203-8913