Segundo turno: Pará tem sete locais de votação alterados; Belém mantém os mesmos endereços

Compartilhe
Mudanças foram registradas em cinco municípios do estado; Belém, Ananindeua e Marituba não tiveram alterações entre os dois turnos, segundo o TRE-PA.
Foto: Reprodução / TRE-PA.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) informou que sete locais de votação tiveram alterações entre o primeiro e o segundo turno das Eleições Gerais de 2026. As mudanças foram registradas em cinco municípios paraenses: Anajás, Castanhal, Colares, Piçarra e São Geraldo do Araguaia.

De acordo com o tribunal, o número corresponde a aproximadamente 0,12% dos 5.919 locais de votação existentes no estado. O levantamento foi divulgado no domingo (18).

Em contrapartida, Belém, Ananindeua e Marituba não registraram mudanças nos locais de votação entre o primeiro e o segundo turno, conforme atualização divulgada pelo TRE-PA nesta segunda-feira (19).

As mudanças podem ocorrer por motivos como reformas em escolas públicas e outros locais de votação; melhorias de acessibilidade em prédios públicos até o impacto de fortes chuvas, que exigiram a transferência preventiva de locais danificados para instalações vizinhas e mais seguras.

Belém, Ananindeua e Marituba mantêm locais de votação

Os eleitores de Belém, incluindo os distritos de Icoaraci e Mosqueiro e a Região das Ilhas, além dos moradores de Ananindeua e Marituba, devem se dirigir aos mesmos locais de votação utilizados no primeiro turno, realizado em 4 de outubro.

Segundo o diretor-geral do TRE-PA, Bruno Giorgi Almeida, não houve alterações entre os dois turnos nesses três municípios até o momento.

O tribunal faz, no entanto, um alerta para quem não votou no primeiro turno e pretende participar da votação no próximo domingo (25). Como algumas mudanças foram realizadas antes do primeiro turno, esses eleitores devem consultar o endereço atualizado antes de sair de casa.

A confirmação pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TRE-PA. Em caso de dúvidas, os eleitores também podem entrar em contato gratuitamente com o Disque-Eleitor, pelo número 148.

Onde ocorreram as mudanças no Pará?

As sete alterações identificadas pelo TRE-PA estão distribuídas pelos seguintes municípios:

  • Anajás
  • Castanhal
  • Colares
  • Piçarra
  • São Geraldo do Araguaia

As transferências podem ocorrer por motivos operacionais ou emergenciais, como reformas, problemas estruturais nos prédios, falta de energia elétrica, dificuldades de acesso ou questões de segurança e acessibilidade.

O tribunal ressalta que as mudanças buscam garantir condições adequadas para o exercício do voto. A relação de locais alterados poderá ser atualizada caso novas situações exijam transferências até o dia da eleição.

Como consultar o local de votação?

Para evitar deslocamentos desnecessários no segundo turno, marcado para domingo (25 de outubro), a Justiça Eleitoral recomenda que todos os eleitores confirmem seus dados antes de sair de casa.

A consulta pode ser feita pelos seguintes canais:

  • Aplicativo e-Título: disponível para celulares;
  • Autoatendimento Eleitoral: no portal oficial do TRE-PA;
  • Disque-Eleitor: ligação gratuita pelo número 148.

A orientação vale especialmente para quem não compareceu ao primeiro turno, pois o endereço de votação pode ter sido alterado anteriormente.

Confira os locais de votação alterados neste link.

Com informações do TRE do Pará.