Ver-o-Peso completa 398 anos nesta quinta-feira (27)
Maior feira livre da América Latina e um dos principais cartões postais do Pará, o espaço passa por reformas para a COP 30.

Um dos mais conhecidos cartões postais do Pará e a maior feira livre da América Latina, o Ver-o-Peso completa 398 anos nesta quinta-feira (27). A data vai ser celebrada com o tradicional bolo gigante e muita música, com apresentações do DJ Dinho, grupos folclóricos e outras atrações, em frente ao Solar da Beira. A programação, realizada pela Prefeitura de Belém com parceria do Governo do Estado, inclui a oferta de serviços de saúde para a população, com vacinas, exames e testes rápidos para várias doenças.
O Ver-o-Peso
O espaço, formado por um grande complexo arquitetônico com mais de 25 mil m2 e características da Belle Époque, reúne mercados, praças e vias públicas. O local foi erguido às margens da Baía do Guajará, tendo sido tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Considerando trabalhadores, os frequentadores de Belém e os turistas brasileiros e estrangeiros, estima-se que mais de 50 mil pessoas passem diariamente pelo Ver-o-Peso, fazendo dele um cenário marcante da vida e da cultura amazônicas nesses quase quatro séculos de existência.
De peixes, frutas, verduras, farinhas variadas, temperos, artesanatos, roupas, remédios naturais, ervas medicinais e comidas típicas, no local é possível encontrar praticamente de tudo.

Reforma
Em preparação para a COP 30, o Ver-o-Peso está passando por obras de reforma. Cerca de R$ 64 milhões foram destinados pelo Governo Federal para os serviços em todo o complexo, executados pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
Serviços de saúde
Com parte das comemorações pelos 398 anos, o Ver-o-Peso recebe diversos serviços de saúde disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, com vacinação contra a gripe, febre amarela, tríplice viral e tétano, além de aferição de pressão arterial e glicemia. Também estão sendo oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e distribuição de preservativos masculinos e femininos, com a orientação sobre o uso correto.
Texto elaborado com informações da Agência Belém.