Campeões de alto nível para o clima lançam visão de cinco anos para acelerar ação climática global
Nesta sexta-feira (21), último dia oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, a presidência da COP, em conjunto com os Campeões de Alto Nível para o Clima, marcou um passo importante para o avanço da ação climática global, ao lançar a Visão de Cinco Anos para a Agenda Global de Ação Climática.
A nova visão traça um caminho coordenado e orientado para a ação, envolvendo governos, empresas, investidores, cidades, regiões subnacionais, povos indígenas e sociedade civil, com o objetivo de acelerar a implementação do Acordo de Paris – acordo adotado em 2015 na COP21, que estabeleceu que os países devem limitar o aquecimento global abaixo de 2 °C, preferencialmente a 1,5 °C, em relação aos níveis pré-industriais.
A iniciativa transforma as negociações em ação prática por meio da Agenda de Ação redefinida, que integrou mais de 480 iniciativas em 117 planos concretos, conhecidos como “planos para acelerar soluções”. A visão se apoia em seis eixos temáticos e 30 objetivos-chave, com foco na escalabilidade e na entrega de progresso climático tangível.
A Agenda de Ação da COP30 representa uma mudança significativa para o processo de implementação, consolidando uma década de iniciativas e soluções, alinhadas com os resultados do Primeiro Balanço Global. Pela primeira vez, governos nacionais e atores não estatais trabalham de forma coordenada sob uma agenda única, com pilares de continuidade, ciência, transparência e entrega.
Ao longo da conferência, avanços puderam ser observados em todos os eixos e objetivos-chave. O Relatório de Resultados da COP30 aponta progressos em financiamento florestal, agricultura regenerativa em escala, resiliência, sistemas de saúde e financiamento para adaptação às mudanças climáticas debatidos durante o evento.
Com informações da COP30 Brasil