Conclave: escolha do novo papa começa no dia 7 de maio

Compartilhe

Data foi divulgada nesta segunda-feira (28), após ser definida pelos cardeais.

Foto: Reprodução / Internet.

O conclave, reunião secreta dos cardeais para a escolha do novo papa, começa no próximo dia 7 de maio. A data foi anunciada na segunda-feira (28) pelos cerca de 180 cardeais reunidos na quinta Congregação Geral do Vaticano.

Os eleitores, ou seja, somente os cardeais com menos de 80 anos de idade, ficarão isolados dentro da Capela Sistina até que a fumaça branca que sai da chaminé da Capela indique ao mundo que um novo pontífice foi escolhido.

Não há previsão de conclusão. O cronograma é estabelecido pelas normas da Constituição Apostólica de João Paulo II, Universi Dominici Gregis, atualizada por Bento XVI.

De acordo com a Constituição, o conclave começa entre o 15º e o 20º dia após a morte do papa, após os Novendiali, os nove dias de celebrações em sufrágio do pontífice falecido.

Cardeais de todas as partes do mundo ainda são esperados em Roma nestes dias. Eles ficarão hospedados na Casa Santa Marta, mesmo local onde Francisco decidiu morar, renunciando ao apartamento papal.

Missa “Pro Eligiendo Pontifice”

Na manhã do dia 7 de maio, todos concelebrarão a missa solene “Pro Eligiendo Pontifice” que antecede à reunião do conclave. À tarde, os cardeais se dirigem à Capela Sistina para o processo de escolha de um novo papa, o que se dá pelo voto de uma maioria qualificada de dois terços.

Texto elaborado com informações de Vatican News.

Tags