‘Afluentes’: podcast mapeia a identidade musical da Amazônia
Idealizado pelo DJ, produtor e pesquisador musical Zek Picoteiro, o podcast estreia nesta segunda-feira (31) nas plataformas digitais.

Voltado a mapear a identidade sonora da Amazônia, como os gêneros musicais se organizam e a relação deles com os rios da região, estreia nesta segunda-feira (31), nas plataformas digitais, o projeto “Afluentes”, do DJ, produtor e pesquisador musical Zek Picoteiro.
Em formato de podcast, o projeto é fruto de uma ampla pesquisa realizada durante anos por Zek que catalogou os ritmos da região. Nesse trabalho, ele percorre rios como o Amazonas, o Tapajós e o Guamá,com o objetivo de compreender como a música se organiza e circula pelos rios amazônicos, de que maneira ela é consumida pelos ribeirinhos e como é percebida pelo resto do país.
Em sua primeira temporada o produto contará com seis episódios, cada um dedicado a um gênero musical diferente. Assim, ritmos já destacados nacional e internacionalmente, como a Lambada e o Tecnobrega, ganham espaço ao lado de outros ainda pouco conhecidos, como o Beiradão, ritmo nascido nas comunidades ribeirinhas e que se expandiu para outras partes da Amazônia.
Site
Além do podcast, o projeto possui um site que servirá de repositório digital para informações sobre gêneros musicais, artistas e movimento culturais da região amazônica, além de um mapa interativo, artigos, diários do bordo das viagens, playlists e sets mixados.
“Afluentes” é uma realização do Instituto Regatão Amazônia, com fomento do Programa Funarte Retomada, da Fundação Nacional das Artes (Funarte), do Governo Federal, via Ministério da Cultura.