Segunda ação ‘Bicho é Cultura’ promoveu lazer e serviços gratuitos a Icoaraci

Nessa quinta-feira (03), foi realizada a segunda edição da ação “Bicho é Cultura”, promovida pela Cultura Rede de Comunicação em apoio à causa animal. Dessa vez, a iniciativa foi realizada na Praça do Pontão, no distrito de Icoaraci, em Belém, e levou muito lazer e serviços.
Apesar da forte chuva que caiu na cidade, o evento foi um sucesso e levou aos tutores diversos serviços gratuitos destinados aos seus animais de estimação, tais como vacinação antirrábica, orientação com médico veterinário, cadastro de animais para castração e para os serviços do Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia. A programação contou ainda com feira de adoção, Bazar Pet, apresentações com adestradores e atrações musicais que agitaram o público.
A bioantropóloga, professora e protetora dos animais, Elizabete Pires, ressaltou o caráter educativo e social da iniciativa. “A ação ‘Bicho é Cultura’ é da mais alta relevância para a nossa população uma vez que existe a necessidade imensa dos cuidados aos nossos animais domésticos e silvestres. No ‘Bicho é Cultura’ nós fazemos uma interação com a população, educamos sobre o bem estar animal e também proporcionamos saúde, não só para os animais, mas também para os humanos, uma vez que essa relação é muito próxima entre humanos e não-humanos”, ressalta.
Para Alberto Linhares, morador do distrito de Icoaraci, a sensação era de gratidão em poder participar do evento e levar o seu animal de estimação para aproveitar os serviços. “Eu trouxe aqui a nossa cachorrinha, que é uma Pinscher, o nome dela é Safira. Foi ótimo o atendimento aqui, nós estávamos precisando de um atendimento desse nível aqui na área de Icoaraci. Espero que tenham mais, pois nós precisamos muito, principalmente pros nossos animais queridos que nós temos aqui na área de Icoaraci, e é muito gratificante está participando deste evento”, ressaltou.
Sobre a ação
A iniciativa “Bicho é Cultura” é promovida pela Cultura Rede de Comunicação e tem como objetivos promover mudanças concretas por meio de iniciativas voltadas tanto aos animais quanto aos seus tutores, além de fomentar a educação ambiental, o fortalecimento das políticas públicas de proteção animal e o engajamento da população em práticas mais conscientes e humanitárias.
A ação dessa quinta-feira (03), em Icoaraci, foi a segunda edição do projeto. A primeira foi realizada no dia 1º de junho de 2025, na Praça da República, em Belém, ofertando diversos serviços gratuitos, além de orientações acerca da causa animal.