Veleiro da Família Schürmann aporta em Belém e traz o Projeto Casa Vozes do Oceano

Compartilhe
Foto: Bruno Cecim/ Agência Pará.

O veleiro Kat, da Família Schürmann, chegou a Belém na tarde deste domingo (2). A embarcação ficará atracada no píer da Casa das Onze Janelas até 22 de novembro, sediando o Projeto Casa Vozes do Oceano. Com o apoio do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a iniciativa da Família Schürmann une arte e ciência com o objetivo de promover a proteção dos oceanos. A visitação pública ao local terá início na quarta-feira (5).

A ação também tem apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A temporada em Belém marca a conclusão da primeira volta ao mundo da iniciativa em defesa dos oceanos. A Casa Vozes do Oceano será um ponto de encontro entre arte, cultura, ciência e ativismo ambiental.

O espaço é uma iniciativa do Instituto Voz dos Oceanos, liderado pela Família Schürmann. Seu principal objetivo é promover reflexões que estabeleçam uma conexão direta entre a Amazônia e o oceano, e alertar a todos sobre a urgência de agir para conter o desequilíbrio climático.

O veleiro também estará aberto ao público. Grupos de seis em seis pessoas terão dias específicos de visitação, que serão anunciados em breve. O espaço também terá a exposição “Do Rio ao Mar”, do fotógrafo paraense Luiz Braga.

A artista e curadora Roberta Carvalho detalhou a concepção artística do projeto, que conta com a colaboração de diversos artistas paraenses. O objetivo é que a arte sirva como um meio de traduzir o trabalho "incrível e importantíssimo" da Família Schürmann e do Projeto Vozes do Oceano. Um dos destaques será um videomapping projetado na fachada. Essa fusão de arte e tecnologia proporcionará um "mergulho" visual na história do projeto, reforçando a mensagem sobre a importância da preservação dos oceanos e mares.

A Casa Vozes do Oceano terá participação de 50 instituições. Representantes do poder público e da iniciativa privada, além de acadêmicos e lideranças jovens, se reunirão para discutir pautas e cases voltados à defesa dos mares, em uma programação integralmente gratuita.

Com informações da Agência Pará.

Tags