Pesquisa aponta que cursos a distância superam presenciais em matrículas no Brasil

Compartilhe
Imagem: Getty Images

De acordo com dados do Censo da Educação Superior 2024, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil ultrapassou pela primeira vez o número de matrículas em cursos a distância em relação aos presenciais, somando 10,2 milhões de estudantes no ensino superior.

O total representa um crescimento de 2,5% em relação a 2023, quando foram registradas 9,97 milhões de matrículas. No período de 2014 a 2024, o aumento acumulado foi de 30,5%. Apenas em 2024, cerca de 5 milhões de alunos ingressaram no ensino superior.

EaD em expansão

O levantamento mostra que os cursos de educação a distância (EaD) representam 50,07% das matrículas de graduação no país. Entre 2023 e 2024, houve crescimento de 5,6% nesse formato, enquanto o número de alunos em cursos presenciais registrou queda de 0,5% no mesmo período.

Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, a expansão da EaD foi impulsionada por novas tecnologias, permitindo que mais brasileiros conciliem estudos com a jornada de trabalho. 

Manuel Palacios destacou ainda que a regulamentação recente, que reconhece três modalidades de cursos superiores presenciais, semipresenciais e a distância, deve contribuir para a descentralização da educação superior nos próximos anos.

Com informações da Agência Brasil.