Seminário reúne pesquisadores e setor industrial em Belém para discutir sustentabilidade na Amazônia

Na próxima quinta-feira (06), Belém será palco de um importante encontro que coloca a ciência e o setor produtivo lado a lado em prol do futuro da Amazônia. É o II Seminário de Pesquisa e Sustentabilidade na Amazônia, que acontece no auditório do Setorial Básico I da Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus Guamá, das 8h30 às 17h.
Com entrada gratuita e voltado ao público interessado em temas ambientais, o evento traz palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos, promovendo um diálogo entre pesquisadores, empresas e instituições atuantes na região amazônica. A ideia é construir caminhos conjuntos para o desenvolvimento sustentável, especialmente no contexto da COP30, que será realizada em Belém no próximo ano.
Organizado pelo Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil–Noruega (BRC), o seminário conta com a participação de representantes da UFPA, Museu Paraense Emílio Goeldi, Vale, Hydro Norsk, Universidade de Oslo e outras instituições do Brasil e da Noruega que desenvolvem projetos na Amazônia.
Para Flora Bittencourt, secretária executiva do BRC, o momento é estratégico. “Realizar o seminário em Belém, às vésperas da COP30, representa uma oportunidade de destacar a importância da Amazônia no cenário global da biodiversidade e das mudanças climáticas”, afirma.
Entre os temas em destaque estão a conservação da biodiversidade, a restauração de áreas degradadas e a integração entre ciência, tecnologia e inovação industrial, sempre com foco no fortalecimento econômico e ambiental da região.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. As vagas são limitadas.
Serviço
II Seminário de Pesquisa e Sustentabilidade na Amazônia
Local: Auditório Setorial Básico I – UFPA (Campus Guamá)
Data: 6 de junho de 2025 (quinta-feira)
Horário: Das 8h30 às 17h
Inscrições: https://forms.gle/mQ4E3XcKkSxJH6RZ7
Informações: (91) 99165-9606 (Gerência de Comunicação e Engajamento do Instituto Peabiru)