UFPA concede a Dira Paes doutorado honoris causa por sua trajetória artística

Compartilhe
Foto: Ricardo Stuckert/ PR

A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou nesta quinta-feira (2) a concessão do título de doutora honoris causa à atriz paraense Dira Paes, referência nacional nas artes cênicas e reconhecida por dar voz e visibilidade à cultura amazônica em suas obras. A cerimônia de entrega do título está prevista para ainda este ano, na UFPA.

A homenagem foi proposta pelo curso de Cinema, pela Faculdade de Artes Visuais e pelo Instituto de Ciências das Artes, e encaminhada pelo reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva. Ele destacou a importância de consideração de personalidades cuja trajetória artística e social contribui para a afirmação da identidade amazônica e para o fortalecimento da cultura brasileira.

"Dira não é apenas uma referência nacional nas artes cênicas. Ela é a presença, a força e a beleza da Amazônia ecoando no Brasil e no mundo. A cada papel, em cada tela ou palco, Dira carrega a identidade do nosso povo, nossas histórias e, acima de tudo, o nosso espírito trabalhador e indomável", ressaltou o reitor Gilmar Pereira em suas redes sociais.

Bastante emocionada, Dira Paes destacou a importância do título para a sua carreira. “Sou atriz há 40 anos, me formei pela Universidade do Rio de Janeiro em Bacharelado em Artes Cênicas, em 1996. Hoje, dia 2 de outubro de 2025, tenho a honra de receber o título de Doutor Honoris Causa da UFPA, motivo de imensa alegria que me emociona muito e me faz recapitular toda a minha trajetória até aqui. Impossível não lembrar imediatamente de todo empenho dos meus pais Edir & Flor em nos fortalecer através da educação e nos estimular em achar o nosso caminho nesse mundo. Esse título reacende em minha alma o compromisso com a cultura, com os direitos humanos e ambientais que sempre me norteiam. Tenho muito orgulho das minhas raízes e reforço que sempre estarei disposta a promover o potencial transformador da educação e da cultura para toda sociedade brasileira. Agradeço a todo o Conselho que unanimemente aprovou o meu nome, e ao caríssimo Reitor Gilmar Pereira da Silva que me trouxe esse presente, muitíssimo obrigada, a emoção tomou conta de mim”, celebrou.

Sobre Dira Paes

Natural de Abaetetuba e criada em Belém, a atriz acumula mais de quatro décadas de carreira, consolidando-se como uma das principais intérpretes de cinema, teatro e televisão do país. Sua atuação projeta internacionalmente a Amazônia e reafirma a relação entre arte, território e memória.