Dia Nacional de Prevenção da Alergia: CIIR reforça a importância do diagnóstico precoce em crianças

Nesta quarta-feira (7) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Alergia, uma data que reforça a importância da conscientização sobre as doenças alérgicas. Em Belém, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) referência em atendimento multidisciplinar a pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, destaca a relevância de identificar precocemente os sinais de alergia nesse público e adotar medidas preventivas que respeitem particularidades sensoriais e comportamentais.
A alergologista pediatra do CIIR, Natasha Roffé, explica que crianças com TEA têm de 2 a 3 vezes mais chances de desenvolver alergias do que crianças neurotípicas. As mais comuns são as respiratórias (asma e rinite), cutâneas (como dermatite atópica) e alimentares. “Essa maior predisposição pode estar ligada a fatores genéticos, imunológicos e até alterações na microbiota intestinal, que influenciam o sistema imune e o desenvolvimento neurológico”, explica.
A médica também observa que os sintomas alérgicos, além do desconforto físico, podem intensificar comportamentos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Irritabilidade, agressividade, distúrbios do sono e recusa alimentar são algumas das manifestações que podem estar associadas a alergias não diagnosticadas. “Coceiras persistentes, dor abdominal após as refeições, manchas na pele, coriza ou tosse em ambientes com poeira, mofo ou animais são sinais que merecem atenção dos cuidadores”, orienta Natasha Roffé.
No caso das crianças com TEA, o CIIR possui uma estratégia de diagnóstico cuidadosamente adaptada, com um processo que inclui anamnese detalhada e exames, respeitando as particularidades sensoriais de cada paciente. A prevenção também segue diretrizes amplas, como evitar exposição precoce a alérgenos, manter ambientes limpos e introduzir alimentos de forma gradual e adequada.
Sobre o CIIR
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido é analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).
De janeiro a março deste ano, o CIIR realizou 255 atendimentos em alergologia pediátrica. Em 2024, foram 1.285 atendimentos nessa especialidade, evidenciando a demanda crescente por esse cuidado especializado.
Serviço:
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Local: Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém.
Telefone para informações: (91) 4042-2157 /58 /59.