Estudo da Embratur destaca Belém no cenário do turismo internacional
Segundo a Agência Brasileira do Turismoa natureza exuberante, a cultura e a gastronomia estão entre os atrativos turísticos da capital paraense.

Um novo estudo da Embratur sobre tendências e oportunidades do turismo internacional no Brasil revelou que Belém está entre os destinos com maior potencial de crescimento junto ao público estrangeiro que visita a região amazônica. O levantamento analisou o comportamento de viajantes de 17 mercados estratégicos, apontando o crescente interesse dos norte-americanos pela Amazônia como um dos destaques.
Tradicionalmente, destinos como Rio de Janeiro, Salvador e Foz do Iguaçu lideram o ranking das cidades mais visitadas por turistas internacionais. No entanto, o novo perfil do viajante global, cada vez mais interessado em experiências autênticas, turismo de natureza e conexão com culturas locais, tem impulsionado o reposicionamento de cidades como Belém.
Nesse sentido, a capital paraense oferece uma combinação singular: acesso direto à floresta amazônica e manifestações culturais de forte identidade, além de uma gastronomia reconhecida internacionalmente e que deu a Belém o título concedido pela Unesco de Cidade Criativa da Gastronomia.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Eduardo Costa, o estudo da Embratur é um importante indicativo de como o Brasil pode diversificar sua oferta turística internacional. E Belém, com sua riqueza natural, histórica e cultural, tem tudo para ocupar um lugar de destaque nesse novo mapa do turismo global, disse o secretário.
Turismo no Pará
Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, o Pará recebeu mais de 32 mil turistas em 2024, um aumento de 47,7% em comparação com o ano de 2023.
Além das tradicionais atrações turísticas da capital paraense, como a Estação das Docas e a Ilha do Combu, o Pará se destaca por destinos como Alter do Chão, a Ilha do Marajó, Salinópolis, Bragança e Algodoal. Além da diversidade gastronômica, esses lugares oferecem uma combinação de belas praias, contato com a natureza e muita cultura, acrescentou o MTur.
Com informações da Agência Pará e Ministério do Turismo.