MEC inicia inscrições para o programa Pé-de-Meia Licenciaturas 2026 

Compartilhe
Foto: Agência Brasil/ Marcelo Camargo
Foto: Agência Brasil/ Marcelo Camargo

Estudantes que ingressaram em cursos presenciais de licenciatura em 2026 e estejam regularmente matriculados podem se inscrever, a partir desta sexta-feira (20), no programa Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) vai conceder até 12 mil bolsas de formação para a docência, com valor mensal de R$ 1.050, limitado a 48 parcelas ao longo da graduação.

O programa foi criado para incentivar o ingresso, a permanência e a conclusão da formação de professores, além de estimular que novos licenciados ingressem na rede pública de ensino. Nesta edição, a seleção será feita a partir de pré-inscrição realizada pelos candidatos que atendam aos critérios estabelecidos em edital.

Requisitos

O Pé-de-Meia Licenciaturas tem como foco estudantes com alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se candidatar, é necessário:

* Ter obtido média igual ou superior a 650 pontos no Enem — considerando a média simples das quatro áreas de conhecimento e da redação;

* Ter ingressado e estar regularmente matriculado em curso de licenciatura presencial por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), nessa ordem de prioridade;

* Cadastrar ou atualizar o currículo na Plataforma Freire, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Manutenção da bolsa

*Para continuar recebendo o benefício e ter acesso à poupança vinculada ao programa, o estudante selecionado deverá:

* Cursar a quantidade de créditos obrigatórios em cada período;

* Obter aprovação nas disciplinas matriculadas a cada semestre;

* Após concluir a licenciatura, ingressar em uma rede pública de ensino no prazo de até cinco anos.

Como se cadastrar

Os estudantes que cumprirem os requisitos devem acessar a Plataforma Freire, utilizando login do portal GOV.br, para cadastrar ou atualizar o currículo. Em seguida, é necessário preencher o termo de concordância, realizar a pré-inscrição no programa e informar a matrícula na instituição de ensino superior pública ou privada onde foram aprovados.

Os candidatos que não conseguirem concluir o cadastro nesta etapa poderão participar das chamadas seguintes, que ocorrerão mensalmente até dezembro de 2026.

 

Com informações da Agência Brasil