Anvisa autoriza o uso do Mounjaro no tratamento da obesidade

Compartilhe
Medida foi publicada nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial da União.

Foto: MKT Photo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou o uso do medicamento Mounjaro para o tratamento de sobrepeso e obesidade. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (9)no Diário Oficial da União, autorizando a venda da caneta injetável em diferentes dosagens.

Produzido pela farmacêutica Eli Lilly, o remédio já era aprovado no Brasil para tratar o diabetes tipo 2, mas estudos clínicos indicaram sua alta eficácia também na redução do peso corporal, motivando a nova indicação.

Assim, o Mounjaro poderá ser usado por adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 30, ou por aqueles com IMC a partir de 27 associado a alguma comorbidade, como hipertensão arterial, colesterol alto ou pré-diabetes. O uso deve estar associado a atividade física e a uma dieta de baixa caloria.

A liberação pela Anvisa foi baseada nos resultados do programa global SURMOUNT, uma série de sete estudos de fase 3 com mais de 20 mil pacientes em todo o mundo. Os resultados mostraram que na dose mais alta (15 mg), os participantes perderam, em média, 22,5% do peso corporal. Na dose mais baixa (5 mg), a perda foi de 16%.

Além disso, os pacientes que conciliaram o uso do Mounjaro à dieta e exercícios físicos também apresentaram melhorias secundárias, como redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol e das medidas da cintura.