Própolis de abelha nativa da Amazônia cicatriza feridas e reduz inflamação, diz pesquisa

Com diversos benefícios à saúde, incluindo ação antibacteriana, antiviral e antifúngica, a própolis ganhou ainda mais reconhecimento a partir de um novo estudo conduzido por cientistas da Embrapa Amazônia Oriental e da Universidade Federal do Pará. Pesquisadores das duas instituições identificaram propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias em um creme formulado com a própolis produzida por abelhas sem ferrão nativas da Amazônia.
A substância foi extraída da espécie Scaptotrigona aff. postica, conhecida como abelha-canudo e já estudada por sua eficácia na polinização do açaizeiro. Testada em cobaias de laboratório, o produto demonstrou resultados comparáveis ao de pomada cicatrizante disponível no mercado.
Além da eficácia na recuperação dos ferimentos, o creme à base de própolis se destacou por apresentar menor resposta inflamatória e uma regeneração dos tecidos com melhor qualidade em comparação a uma pomada comercial.
A pesquisa é fruto de um esforço conjunto de instituições científicas da Região Norte para valorizar produtos naturais da biodiversidade amazônica. Os resultados foram divulgados em artigo publicado na revista científica Molecules.
Até o momento nenhum creme à base de própolis feito por abelhas com origem no cultivo de açaí havia sido descrito. Um biofármaco assim também oferece como benefício menor possibilidade de efeitos colaterais, nível reduzido de resíduos químicos e quantidade mínima de conservantes, acrescentaram os pesquisadores.
PRÓPOLIS
A própolis é resultado da combinação de substâncias derivadas de resinas vegetais e pólens, coletadas pelas abelhas no ambiente, combinada à cera que elas próprias produzem. Suas propriedades medicinais são conhecidas pelas populações humanas desde a Antiguidade.
O produto tem aplicações na farmacologia, medicina, cosmetologia e indústria alimentícia. Já para as abelhas, a própolis tem função de proteção da colmeia, cobrindo frestas e isolando o ambiente. Por ter propriedades antimicrobianas, a própolis também protege a colmeia contra doenças.
Com informações da Embrapa.