Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso preventivamente pela Polícia Federal neste sábado (22)
Na manhã deste sábado (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal. Ele foi preso às 6h da manhã de hoje e levado à Superintendência da PF em Brasília, em uma sala de Estado Maior.
Segundo a decisão do ministro Alexandre de Moraes, ele teve a prisão domiciliar convertida em prisão preventiva porque houve uma violação na tornozeleira eletrônica de Jair Bolsonaro às 0h08 de hoje, considerando que ele tinha risco de fuga.
Ao recomendar a prisão, o ministro Alexandre de Moraes cita também a realização de uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, que configuraria um risco à ordem pública e a efetividade da lei penal.
O ministro do STF argumentou que a vigília serviria para criar uma confusão que facilitaria a sua fuga a partir da manifestação convocada pelo seu filho.
Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.
Esta reportagem consultou informações do G1 e da Agência Brasil e segue em atualização.