Brasil tem quatro indicações ao Bafta; “O Agente Secreto” e “Apocalipse nos Trópicos” estão na disputa
O Brasil conquistou quatro indicações ao Bafta, prêmio da Academia Britânica de Cinema, que divulgou nesta terça-feira (27) a lista de indicados da edição deste ano. O filme "O Agente Secreto" e o documentário "Apocalipse nos Trópicos" representam o país. A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de fevereiro em Londres.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, "O Agente Secreto" recebeu duas indicações: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original. Já o documentário "Apocalipse nos Trópicos", de Petra Costa e Alessandra Orofino, concorre na categoria de Melhor Documentário.
Outro brasileiro também aparece entre os indicados. Adolpho Veloso foi indicado a Melhor Fotografia pelo filme Sonhos de Trem (Train Dreams).
Disputa nas categorias
Na categoria de Filme em Língua Não Inglesa, "O Agente Secreto" vai disputar com "Foi Apenas Um Acidente" (França), "Valor Sentimental" (Noruega), Sirat (Espanha) e "A Voz de Hind Rajab" (Tunísia).
Já em Roteiro Original, o longa brasileiro concorre com "Eu Juro", "Marty Supreme", "Valor Sentimental" e "Pecadores".
Na disputa de Melhor Documentário, "Apocalipse nos Trópicos" enfrenta "2000 Meters To Andriivka", "Mr. Nobody Against Putin", "Seymour Hersh: Em Busca da Verdade" e "A Vizinha Perfeita".
Corrida pelo Oscar
O Bafta é considerado um dos principais termômetros para o Oscar, por anteceder a premiação norte-americana e indicar tendências da temporada, embora os resultados nem sempre se repitam.
Além da premiação britânica, "O Agente Secreto" também está indicado ao Oscar em quatro categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator, com Wagner Moura. A cerimônia do Oscar será realizada no dia 15 de março, em Los Angeles.