‘Papamóvel’ será transformado em unidade de saúde para atender crianças em Gaza
Medida foi tomada em atendimento a um desejo manifestado pelo próprio Papa Francisco em seus últimos meses de vida.

O veículo usado pelo Papa Francisco, popularmente conhecido como “Papamóvel”, está sendo transformado em uma unidade de saúde móvel para atender crianças na Faixa de Gaza. Segundo comunicado do Vaticano, divulgado nesta segunda-feira (5), a adaptação atende a um pedido feito pelo próprio pontífice.
Com a adaptação, o Papamóvel vai receber equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento, incluindo testes rápidos para infecções, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos considerados vitais para a manutenção da saúde das crianças em zonas de conflito. A equipe que utilizará o veículo em Gaza será formada por médicos e paramédicos, acrescentou o Vaticano.
Em meio à guerra, com a infraestrutura e um sistema de saúde em colapso, a falta de educação, as crianças são as primeiras a pagar o preço com a fome, as infecções e outras doenças evitáveis, colocando suas vidas em risco, ressaltou a Santa Sé.
Esse novo uso que terá o veículo atende a um desejo manifestado nos últimos meses de vida do Papa Francisco, que confiou a iniciativa à organização humanitária Caritas Jerusalém. Para Francisco, crianças não são números. São rostos, nomes e histórias. Cada uma delas é sagrada e, com este último presente, suas palavras se tornam ações, ressaltou o Vaticano em seu comunicado.
Francisco foi o 266º papa da Igreja Católica e morreu no último dia 21 de abril após doze anos de papado. A escolha do próximo sumo pontífice começa nesta quarta-feira (7), com a realização do conclave.
Com informações da Agência Brasil e Vatican News.