Super-heróis amazônicos chegam a Mãe do Rio levando educação e aventura
Trilogia “Guerreiros da Amazônia” é doada às escolas do município e ganha versão especial com game educativo para alunos da rede pública.

Para comemorar os 37 anos de Mãe do Rio, no nordeste do Pará, os heróis da floresta da trilogia Guerreiros da Amazônia aterrissaram no município com uma missão especial: fortalecer a educação ambiental entre crianças e adolescentes por meio da literatura e da tecnologia. De 9 a 12 de maio, 200 exemplares da saga serão doados às escolas e bibliotecas públicas, junto com o lançamento da edição especial de 27 anos da obra e de um game interativo que promete transformar leitura em aventura.
Projeto une educação, cultura e meio ambiente
A iniciativa, fruto de uma parceria entre o autor Ronaldo Barcelos, o ilustrador Ronaldo Santana e a Prefeitura Municipal, prevê uma imersão nas escolas com rodas de conversa, contação de histórias e interação direta com os criadores da trilogia. O objetivo é promover uma reflexão sobre a importância da Amazônia e engajar os estudantes no cuidado com o meio ambiente.
"Ao incentivar a leitura de forma leve, apresentando a Floresta Amazônica com tantas informações reais, mas de forma lúdica, temos diversão e educação. O conteúdo desperta valores, amor pelo meio ambiente e, consequentemente, responsabilidade por sua conservação", destaca o autor Ronaldo Barcelos.

Os alunos já haviam sido apresentados à obra em abril, durante o evento Cine Verde, que reuniu mais de mil estudantes para assistir ao desenho animado baseado nos livros, além de participar de atividades interativas com foco em preservação ambiental.
Conheça os Guerreiros da Amazônia
A trilogia conta a história de super-heróis da floresta, que têm como missão proteger a Amazônia. Os protagonistas ganham poderes especiais inspirados em animais da fauna amazônica, como a arara e o boto. A narrativa, embora fictícia, é baseada em problemas reais como a poluição dos rios, o garimpo ilegal e a biopirataria.
Com linguagem acessível e personagens cativantes, a saga valoriza a cultura indígena, ribeirinha e quilombola, colocando em evidência os saberes ancestrais da região. A proposta é formar leitores conscientes, engajados e com espírito de mudança.
Game Desafio Leitura incentiva o protagonismo dos estudantes
Uma das grandes novidades do projeto é o Game Desafio Leitura, aplicativo gratuito para celular que transforma a leitura em uma competição saudável. Nele, os alunos devem responder 150 perguntas sobre os livros e a escola com maior participação será premiada.
A ferramenta, pensada para tablets e celulares, tem o propósito de envolver toda a comunidade escolar — alunos, professores e diretores — em uma experiência educativa gamificada.
Impacto nacional
O projeto já soma números expressivos ao longo de seus 27 anos: são mais de 25 mil livros físicos doados; cerca de 250 mil e-books distribuídos e mais de 1.000 escolas beneficiadas em diferentes estados do Brasil.
"Precisamos construir pontes com as escolas e capacitar, ajudar os professores para uma educação que forme jovens com valores, honestos, que respeitem as diferenças e as leis, que combatam a corrupção e sejam capazes de prosperar profissionalmente e socialmente", reforça Ronaldo Barcelos.
Todo o conteúdo da trilogia, como livros em PDF, manuais do professor, animações e músicas, está disponível gratuitamente para download no site oficial do projeto.